Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Novos advogados recebem carteira da OAB/MS

    há 8 anos

    A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Mato Grosso do Sul (OAB/MS) realizou nesta terça-feira (02), a entrega de carteiras para 49 novos advogados, aprovados no último Exame de Ordem.

    O conselheiro e padrinho da turma, Felipe Ramos Baseggio, destacou o compromisso que os advogados assumem, a partir de agora, como novos integrantes da Ordem. “O trabalho voluntário é o motor da instituição. A contribuição de vocês é muito importante para que essa engrenagem funcione”, disse.

    Como forma de orientar os novos colegas, o conselheiro da Associação dos Novos Advogados, André Fredo, enfatizou a importância da valorização profissional para quem vai ingressar no mercado de trabalho. “O piso salarial para o advogado em início de carreira é extremamente importante, pois sabemos o quanto é difícil começar. Trata-se de um valor mínimo que o advogado contratado em início de carreira tenha condições de pagar suas contas, a gasolina do carro, comprar seu terno etc. Por outro lado, não há teto; vocês é que irão decidir quanto devem receber pelo trabalho realizado conforme seu esforço, estudo e diferencial. A profissão do advogado é um elo entre o cidadão e a tutela jurisdicional do Estado. Se a advocacia é desvalorizada, a cidadania também o é”, explicou.

    A jovem advogada de 22 anos e juramentista da turma, Nicole do Amaral Nunes, recebeu a carteira do avô que também é advogado. “Foi um momento muito especial porque meu avô é um grande exemplo tanto na profissão, quanto na vida. Sempre foi muito presente e quando eu estava cursando a faculdade ele separava algumas obras, me instruía. Foi fundamental para o meu crescimento durante o curso. E quando me lembro dele exercendo a profissão, era sempre na tentativa de ajudar alguém. Isso pra mim é a advocacia. Acredito que tive a melhor das lições”, afirmou. O advogado aposentado e avô da Nicole, Ulisses do Amaral só tinha motivos para comemorar. “É uma honra para um avô nos seus 82 anos ver uma neta pegar a sua carteira da OAB. Estou alegre e satisfeito em ver a Nicole aqui com o seu registro da OAB. Sempre participei da vida acadêmica dela e continuarei ajudando no que possível for”, disse.

    “Nossa profissão foi esculpida na Constituição Federal e dispõe em seu art. 133 que o advogado é indispensável e essencial à administração da justiça. A OAB requer critérios que nos habilita a advogar, justamente porque onde está presente, consegue transformar cenários. As prerrogativas são um conjunto de instrumentos que facultam o trabalho do advogado e podem ter certeza de que escolheram uma profissão fantástica”, declarou o presidente da OAB/MS, Mansour Karmouche.

    Citando Aristóteles, a oradora da turma, Édina Marlei Fortes Pinto, proferiu que “a justiça é a disposição da alma graças à qual elas se dispõem a fazer o que é justo, a agir justamente e a desejar o que é justo”, e seguiu: “Continuaremos agora um trabalho iniciado na sala de aula e em prol da justiça. Que sejamos fontes de inspiração para outros profissionais por uma sociedade mais justa e honesta”.

    Na ocasião, oito acadêmicos receberam a carteira na condição de estagiários. Participaram da solenidade os membros da diretoria da OAB/MS, o secretário-geral, Marco Aurélio de Oliveira Rocha, o secretário-adjunto, Vinícius Monteiro Paiva, o diretor-tesoureiro, Stheven Razuk, o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso do Sul (CAAMS), José Armando Amado, o conselheiro estadual, a secretária-geral adjunta da CAAMS, Dora Waldow, o coordenador das Comissões, Gabriel Marinho, entre outros conselheiros.

    • Publicações13065
    • Seguidores101
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações207
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/novos-advogados-recebem-carteira-da-oab-ms/368776960

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)