Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Aprovados no Enem sem concluir ensino médio podem procurar a Justiça

    há 12 anos

    Em conversa com o site de notícias Midiamax News, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso do Sul, Leonardo Duarte, comentou sobre diversos casos de jovens que ainda não concluíram o ensino médio, mas obtiveram nota no Enem para ingressar em universidades. Nestes casos, a Justiça tem entendido que a aprovação no exame garante que o estudante está apto para o ensino superior.

    O ensino fundamental, como o próprio nome diz, desenvolve os conhecimentos básicos, como português e matemática. Por sua vez, o ensino médio deveria complementar o aprendizado, mas da forma como é aplicado hoje, serve apenas como preparativo para o vestibular. Então se o estudante é aprovado antes de concluí-lo, julga-se preparado para a faculdade, descreve, Leonardo, como é o entendimento Jurídico.

    Mas ele explica ainda que, cada caso é um caso. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9394/96), em seu art. 44, diz que a educação superior será aberta a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente e tenham sido classificados em processo seletivo, logo a decisão depende do entendimento do juiz.

    A OAB/MS orienta os estudantes nessa situação que recorram à Justiça para fazer valer seus direitos. A matéria completa pode ser acessada no site Midiamax News ou no link http://midiamax.com.br/Educa%C3%A7%C3%A3o/noticias/787244-quem+passa+vestibular+ou+enem+tem+entrar+faculdade+sim+diz+oab.html

    • Publicações13065
    • Seguidores101
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações941
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/aprovados-no-enem-sem-concluir-ensino-medio-podem-procurar-a-justica/3031760

    Informações relacionadas

    Aprovação no Enem pode suprimir Ensino Médio até antes dos 18 anos

    Alberto Magalhães, Advogado
    Modeloshá 5 anos

    Mandado de segurança - acesso ao ensino superior conforme capacidade (CF, art. 208, V). Sem completar ensino médio.

    VALTER DE MOURA Advocacia , Advogado
    Modeloshá 9 anos

    Mandado de Segurança - Vestibular - Medida Liminar para matrícula sem conclusão do Ensino Médio

    EQ ADVOGADOS
    Artigosano passado

    Como entrar na faculdade antes de terminar o ensino médio?

    Filipi Ferreira, Bacharel em Direito
    Artigoshá 8 anos

    Faculdade antes de concluir ensino médio. Posso?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)