Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TJMS declara inconstitucionalidade de expressão contida em decreto estadual

    há 19 anos

    Por decisão unânime, os desembargadores do Tribunal Pleno do TJMS, na sessão de quarta-feira (18), julgaram procedente o pedido de ação direta de inconstitucionalidade, com pedido de liminar, interposto pelo Ministério Público contra a expressão “inclusive as determinadas pelo Poder Judiciário”, constante do Decreto nº 9.686, de 28 de outubro de 1999, promulgado pelo Executivo. A liminar foi concedida anteriormente pelo Des. Rêmolo Letteriello. De acordo com o processo , no decreto citado, o Executivo Estadual criou o Conselho de Intermediação de Conflitos Sociais e Situações de Risco para disciplinar as situações em que é imprescindível a atuação das polícias Civil e/ou Militar no atendimento de ocorrências com reféns, rebeliões e presídios, desocupações de terras públicas e particulares, inclusive as determinadas pelo Poder Judiciário, e demais situações de comoção social. No entender do MP, a expressão apontada constitui flagrante desrespeito à separação e independência dos poderes, pois essa permite ao conselho para examinar a conveniência e a oportunidade do cumprimento das decisões judiciais, o que representaria interferência direta sobre o Judiciário e sobre a competência dos magistrados, significando ofensa ao art. 2º da Constituição Estadual, que prevê: “São poderes do Estado, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário”. Para o Des. Atapoã da Costa Feliz, relator dos autos, a inconstitucionalidade questionada pelo MP se manifesta, pois da forma como foi redigido, o decreto permite a interferência do conselho sobre o Poder Judiciário, quando aquele determinar em quais casos a intervenção das polícias será imprescindível no cumprimento das decisões judiciais. O desembargador lembrou, em seu voto, que a principal característica dos poderes do Estado consiste no exercício da função típica e um poder não necessita da autorização de outro para agir. Cada um atuará livremente, observando o disposto na Constituição Federal. “Assim”, disse o relator, “a criação de um órgão que analisa a viabilidade no cumprimento de qualquer ordem judicial, ainda que apenas destinada a traçar ações no cumprimento do mandado expedido pela autoridade judiciária, que deve ser de imediato cumprido, sem maiores delongas pelo poder público, fere o principio da tripartição dos poderes, pois significa subordinar a ação típica do Judiciário ao arbítrio do Executivo”. Citando Carmem Lúcia Antunes Rocha, uma das maiores constitucionalistas do Brasil, quando esta diz que o Judiciário não sugere, ordena, o des. Atapoã julgou procedente o pedido para declarar inconstitucional a expressão “inclusive as determinadas pelo Poder Judiciário”, contida na parte final do art. 1º do Decreto nº 9.686/99, do Executivo Estadual, mantendo-se a medida cautelar deferida. A decisão deverá ser comunicada ao governador de MS.

    • Publicações13065
    • Seguidores101
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações35
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjms-declara-inconstitucionalidade-de-expressao-contida-em-decreto-estadual/1643481

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)