Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    OAB-MS pede a senadores apoio à pena de detenção a quem violar direitos de advogado

    há 16 anos

    Campo Grande (MS) - A Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso do Sul está pedindo o apoio dos três senadores do estado para que aprovem a pena de detenção de seis meses a dois anos aos que violarem direito ou prerrogativa de advogado. A matéria foi aprovada ontem (20) pelo plenário da Câmara dos Deputados na forma do substituivo da CCJ ao Projeto de Lei nº 5762/05 e segue agora para análise do Senado.

    “A OAB-MS já está conversando com os senadores e pedirá a todas as seccionais dos demais estados brasileiros que façam o mesmo”, disse hoje (21) o presidente da Seccional de MS, Fábio Trad. Ele vai se encontrar com os demais presidentes estaduais da OAB ainda neste mês durante o Colégio de Presidentes a ser realizado nos dias 29 e 30 na cidade de Bento Gonçalves (RS).

    A aprovação do projeto na Câmara foi comemorada pelo presidente da OAB-MS. “Essa lei é fundamental para dar vitalidade às prerrogativas. Sendo aprovada no Senado, a lei ditará que quem desrespeitar a advocacia criminoso é”, disse Fábio Trad.

    A secretária-geral-adjunta da OAB-MS, Sílvia Regina de Mattos Nascimento, também elogiou a iniciativa dos deputados federais ao aprovarem ontem o projeto: "Considero esta vitória no plenário da Câmara dos Deputados uma das mais importantes para os advogados do Brasil e certos de que a aprovação desta lei será uma revolução em prol do direito das prerrogativas de defesa no Brasil", destacou.

    O projeto - De acordo com a redação dada pelo deputado Marcelo Ortiz (PV-SP), relator do projeto pela CCJ, está sujeito à referida pena de detenção quem violar o direito do advogado, impedindo ou limitando sua atuação profissional e "prejudicando interesse legitimamente patrocinado". A pena não impede a aplicação de outra correspondente à violência, se houver. O projeto altera o Estatuto da Advocacia.

    A OAB, por intermédio de seus conselhos seccionais, poderá requerer sua admissão como assistente do MP nas ações penais decorrentes da nova regra. O conselho seccional da OAB de cada estado poderá solicitar ao delegado de polícia competente a abertura de inquérito policial por violação aos direitos e às prerrogativas do advogado.

    Entre os direitos previstos no estatuto estão:

    - comunicar-se com seus clientes, pessoal e reservadamente, mesmo sem procuração, quando estes se acharem presos, detidos ou recolhidos em estabelecimentos civis ou militares, ainda que considerados incomunicáveis;

    - reclamar, verbalmente ou por escrito, perante qualquer juízo, tribunal ou autoridade, da inobservância de preceito de lei, regulamento ou regimento; e

    - examinar, em qualquer repartição policial, mesmo sem procuração, autos de flagrante e de inquérito, finalizados ou em andamento, podendo copiar peças e tomar apontamentos.

    O Projeto de Lei nº 5762/05 tramitava em conjunto com o PL 4915/05, que foi rejeitado pela CCJ, prevalecendo, portanto, o substitutivo do deputado Ortiz.

    • Publicações13065
    • Seguidores101
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações31
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oab-ms-pede-a-senadores-apoio-a-pena-de-detencao-a-quem-violar-direitos-de-advogado/1639190

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)