Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    OAB-MS apura denúncias de que instituições financeiras estariam elaborando "lista negra" de advogados

    há 16 anos

    O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul, Fábio Trad, recebeu denúncia e mandou instaurar processo para apurar reclamações de que bancos e outras instituições financeiras estariam “negativando” nomes de advogados e outros profissionais do Direito que promovem ou promoveram ações revisionais de contratos de financiamentos, para si, ou no caso de advogados, para clientes.

    O presidente destacou que, em se comprovando tal ilegalidade, serão tomadas medidas judiciais contra as instituições responsáveis pela prática denunciada, informando-se, inclusive, ao Conselho Federal da Ordem para outras providências.

    O advogado João Arruda Brasil Neto denunciou à Seccional a postura de bancos e instituições financeiras que adotaram a criação de cadastro negativador de advogados, juízes e desembargadores que promovem ou promoveram ações revisionais de contratos de financiamentos, fazendo com que esses profissionais não consigam mais obter financiamentos de veículos e outros bens, em nenhuma das instituições, no território nacional.

    Ainda conforme o advogado, a restrição não se dá em virtude de consulta ao Serasa ou SPC, por débito ou pendências financeiras, mas simplesmente pelo fato de os advogados terem ingressado com, às vezes, uma única ação revisional de contratos de financiamentos para si ou para seus clientes. As informações não seriam formalmente passadas aos interessados nos pedidos de financiamentos, mas de forma velada por funcionários das instituições procuradas. A “lista negra” estaria sendo formada a partir de consultas a andamentos de processos, pela internet, junto ao Poder Judiciário.

    • Publicações13065
    • Seguidores101
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações96
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oab-ms-apura-denuncias-de-que-instituicoes-financeiras-estariam-elaborando-lista-negra-de-advogados/149991

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)