Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Usuários podem acionar MPE se dinheiro for recusado em ônibus

    há 12 anos

    O Termo de Ajuste de Conduta (TAC), firmado em 2011, entre Ministério Público Estadual (MPE) e as empresas responsáveis pelo transporte coletivo da Capital, determina que os motoristas transportem dez unidades de cartão eletrônico para comercialização. Usuários têm o direito de pagar a passagem em dinheiro, na hora do embarque, porque é inconstitucional recusar a moeda corrente do país.

    O presidente da Comissão de Direitos do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil/Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Francisco Luis Nanci Fluminhan, alerta a população que, o cidadão pode acionar o MPE para que o cumprimento do TAC seja efetivado. Na semana passada, uma advogada registrou um Boletim de Ocorrência (BO) contra uma empresa de transporte coletivo de Campo Grande por não conseguir pagar a passagem em dinheiro.

    Desde 20 de fevereiro as empresas de ônibus de Campo Grande só aceitam transportar pessoas portadoras do cartão eletrônico. A decisão de não mais receber a moeda de curso legal foi justificada como tentativa de impedir roubos e assaltos. O dinheiro não é aceito nos ônibus articulados - também conhecidos como sanfonados - há mais tempo. Em agosto de 2011, usuários compram os créditos nos terminais de embarque/desembarque ou pontos de venda credenciados pela Associação das Empresas de Trasporte Coletivo Urbano (Assetur).

    Fluminhan diz ainda que as pessoas podem acionar o MPE via OAB/MS encaminhando ofício, solicitando providência para a execução do TAC. Com o documento em mãos, o representante da Seccional no Estado, direciona o pedido ao Ministério Público que, por sua vez, tomará as providências cabíveis.

    • Publicações13065
    • Seguidores101
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações4253
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/usuarios-podem-acionar-mpe-se-dinheiro-for-recusado-em-onibus/3059078

    Informações relacionadas

    Yagho Marshel, Advogado
    Artigoshá 8 anos

    Empresas podem limitar o valor do troco no ônibus?

    Proibir pagamento em dinheiro nos ônibus é ilegal, diz Kemp

    Rafael Rocha, Advogado
    Artigoshá 7 anos

    Orientação completa para o usuário do transporte coletivo

    Editora Revista dos Tribunais
    Doutrinahá 2 anos

    Seção IV. Das Práticas Abusivas

    Editora Revista dos Tribunais
    Doutrinahá 2 anos

    Comentários ao Código de Defesa do Consumidor

    2 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Se o art43 prevê no entendimento que a recusa da moeda nacional é um atentado pátrio porquê então não se aplica aos donos de empresa multas diárias pra que os mesmos se adequem as leis e passem a ser cumpridores das legislações em vigor continuar lendo

    Não uzo o transporte público todos os dias..e chegando na cidade tenho só dinheiro para fazer o pagamento..e se for proibido pegar o ônibus e tirar o direito de ir e vir do cidadão..como fica a situação de vechame continuar lendo