Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Constituição Cidadã

    há 13 anos

    Declaro promulgada. O documento da liberdade, da dignidade, da democracia, da justiça social do Brasil. Que Deus nos ajude para que isso se cumpra. Foram estas as vinte e quatro palavras proferidas pelo presidente da Assembleia Nacional Constituinte, deputado Ulysses Guimarães, na tarde de 5 de outubro de 1988 uma quarta-feira, tal como em 2011 em audiência histórica no plenário da Câmara dos Deputados, entrava em vigor a Constituição Federal da Republica Federativa do Brasil.

    Chamada de constituição-cidadã por Guimarães, a Carta da Republica de 1988 é considerada até hoje uma das mais avançadas e democráticas do planeta, no que diz respeito aos direitos e garantias individuais do cidadão.

    O deputado Ulysses Guimarães denominou a Carta de cidadã fazendo referência ao fato de que houve intensa participação popular na elaboração do texto porque quem quis se manifestou e foi acolhido.

    Certamente não é a Carta Magna perfeita, mas foi a melhor que os brasileiros de 23 anos atrás puderam construir com a participação, senão de todos, mas de uma maioria expressiva. E com a participação de pode, e deve, ser aperfeiçoada para que possa ser de fato o grande instrumento de consolidação de uma nação justa, democrática e poderosa.

    A Carta de 1988 é de fato a Constituição cidadã. Seu preâmbulo, que não deve ser esquecido por nenhum de nós, diz por que: "Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte, para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte Constituição da Republica Federativa do Brasil".

    Leonardo Avelino Duarte

    Presidente

    Ordem dos Advogados do Brasil

    Seccional de Mato Grosso do Sul

    • Publicações13065
    • Seguidores101
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações10246
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/constituicao-cidada/2871580

    Informações relacionadas

    Gabriel Ferraz de Aguiar Sousa, Advogado
    Modelosano passado

    Modelo de Recurso Especial em face de Acordão que reformou os danos morais em ação indenizatória (acidente de trânsito)

    TANCREDO AGUIAR, Advogado
    Modeloshá 9 anos

    Recurso Especial (Dano Moral - Valor da Indenização)

    Supremo Tribunal Federal
    Notíciashá 6 anos

    Constituição de 1988 trouxe inúmeras inovações para ordem jurídica brasileira

    Vinicius Barros, Estudante de Direito
    Artigoshá 8 anos

    Kant na filosofia do direito

    Halenhysa Paiva, Estudante de Direito
    Notíciashá 5 anos

    Por que a Constituição Federal de 1988 foi apelidada de Constituição Cidadã?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)