Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    OAB/MS parabeniza CFOAB por vitória da advocacia brasileira

    há 9 anos

    A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS) comemora mais uma vitória da advocacia brasileira: a declaração de inconstitucionalidade da cobrança de depósito recursal no juizado especial. Trata-se do julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4161, proposta pela OAB e julgada no Supremo Tribunal Federal (STF), nessa quinta-feira (30). A decisão foi unânime.

    “Parabenizamos o presidente Marcus Vinicius Furtado Coelho e demais membros da diretoria do CFOAB, como também a todos os presidentes de Seccionais da OAB pela expressiva vitória a favor da advocacia e cidadania brasileira”, disse o presidente Júlio Cesar Souza Rodrigues. Para Marcus Vinicius, “o depósito recursal se afigura desproporcional, não guarda qualquer vínculo com a atividade estatal prestada e deste modo fere os princípios constitucionais da inafastabilidade da jurisdição, do amplo acesso à Justiça, do devido processo legal e da ampla defesa”, disse o presidente durante sua sustentação oral na sessão de julgamento da ADI, cuja relatora foi a ministra Carmen Lúcia.

    A ação apontava a ilegalidade do artigo 7º e parágrafos da Lei 6.816/07, aprovada pela Assembleia Legislativa de Alagoas e sancionada pelo governo do Estado. O texto previa que o valor do depósito para a interposição do recurso inominado cível nos Juizados Especiais será de 100% do valor da condenação, observando-se o limite de 40 vezes o valor do salário mínimo.

    A OAB considera que ao instituir a exigência de depósito recursal como condição de interposição do recurso, a lei estadual afrontava a Constituição em seus artigos 22, inciso I, e , incisos LIV e LV. Para a OAB, as taxas devem ser proporcionais ao serviço prestado e não ao valor da causa.

    • Publicações13065
    • Seguidores101
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações16
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oab-ms-parabeniza-cfoab-por-vitoria-da-advocacia-brasileira/148844917

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)